Imagem ilustrativa - Reprodução: internet
Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

Depois de uma ligeira melhora em março, a atividade produtiva no Noroeste Fluminense voltou a apresentar queda em Junho, revela a Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema FIRJAN.  O volume de produção caiu (46,3 pontos) e a demanda por produtos foi atendida com redução dos níveis de estoque (45,4 pontos), que, inclusive, ficaram abaixo do planejado (42,6 pontos).

A sondagem é um levantamento de opinião empresarial, realizado entre os dias 01 e 12 de julho, e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 pontos indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.

A indústria da região Noroeste permaneceu operando abaixo da média histórica, com apenas 56% da utilização da capacidade instalada. Diante da incerteza do momento econômico, o número de empregados seguiu caindo (48,2 pontos) em junho.

A pesquisa aponta ainda que os industriais registraram insatisfação com as condições financeiras em junho.Contribuíram para essa condição a dificuldade de acesso ao crédito (33,6 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (42,5 pontos). Apesar desse resultado, vale destacar que o indicador de condições financeiras da região atingiu o nível mais próximo da estabilidade desde dezembro de 2012.

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários do Noroeste fluminense é de aumento na demanda por produtos (53,8 pontos). Contudo, as encomendas devem continuar sendo atendidas através da redução de estoques, tendo em vista a expectativa de estabilidade na compra de matérias-primas (50,0 pontos).

A incerteza quanto ao ritmo da recuperação da atividade econômica, tanto interna quanto externa (50,0 pontos) e a elevada ociosidade impedem a contratação de empregados (45,0 pontos) e a retomada dos investimentos (35,9 pontos). Expectativas que estão alinhadas com a média do estado do Rio de Janeiro.

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

 

 

Deixe sua opinião!