Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

Os desafios e as possíveis soluções das empresas na área de Gastronomia estarão em pauta no Primeiro Fórum Sebrae na Mesa Regional do Noroeste Fluminense, acontece hoje, 23/05, a partir das 8h, no teatro do SESI de Itaperuna. O evento é aberto a empresários e trabalhadores do setor de alimentação fora do lar de toda a região. Os interessados ainda podem se inscrever através do telefone (22) 3824-2020, ou pessoalmente na sede do Sebrae/RJ em Itaperuna (Av. Cardoso Moreira, 948, Centro).

Para o coordenador regional do Sebrae no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, o evento é uma grande oportunidade para que os empresários possam trocar experiências e receber orientação.  “Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras para desenvolver o turismo nos nossos municípios, e a gastronomia é parte importante deste processo. O Sebrae na Mesa visa aprimorar a gestão e a oferta de produtos e serviços neste segmento, explorando as melhores características e peculiaridades da nossa culinária”, afirma.

A programação inclui uma apresentação sobre o Programa Sebraetec, iniciativa do Sebrae que oferece serviços especializados e customizados para o micro e pequeno empresário, subsidiando 80% do valor necessário para a melhoria de processos, produtos e serviços, na área de inovação tecnológica.  Na sequência, três palestras com temas atuais e pertinentes: “Como captar recursos para a empresa do setor de alimentos?”, “Questões trabalhistas na área da gastronomia. Como evitá-las?”, “Segurança de alimentos – Ameaça ou oportunidade para as empresas do setor de alimentos”. E por fim, o painel “Conversa de fogão”, reunirá empresários e especialistas do setor da gastronomia para apresentar casos interessantes de quem vive o cotidiano da alimentação fora do lar na região.

 

Confira a programação completa:

08h – Café de boas vindas

09 h – Abertura

09:20h – Homenagem à Marcos Theodósio (in memorian)

09:25h – apresentação do Sebraetec – Maria de Fátima Lima, coordenadora Estadual do Programa.

09:35h – 1ª Palestra: “Como captar recursos para a empresa do setor de alimentos?” – Sandro Reis, engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, mestre em Tecnologia de Alimentos, doutorando em Tecnologia de alimentos pela UFF.

10:30h – 2ª Palestra: “Questões trabalhistas na área da gastronomia – como evita-las?” – Márcia Rosa, analista do Sebrae/RJ, advogada, gestora estadual dos produtos assessoria jurídica preventiva às MPE e métodos adequados de solução de conflitos – MASC do Sebrae/RJ

11:25h – Palestra Firjan: “Segurança de alimentos: ameaça ou oportunidades para as empresas do setor” – Edson Batista Gonçalo, engenheiro agrônomo especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos, auditor líder em ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000 e BRC.

12:20h – Painel “Conversa de fogão: os casos interessantes de quem vive o cotidiano da alimentação fora do lar no Noroeste”.  Mediadora: Ana Julião, consultora estratégica do Programa Sebrae na Mesa. Convidados:

Henrique Flores – Chef do restaurante Sollo de Itaperuna.

Prof. Vagner Simonin – nutricionista e responsável pelo curso de Nutrição da Faculdade Redentor em Itaperuna.

Cláudio Barreto – empresário e cozinheiro do restaurante Sabor da Terra em Natividade

Moacyr Shueller – Empresário do Empório Speciale em Miracema

João Dimas – empresário da grife Shop do Pão (Itaperuna) e representante do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj).

13h – Apresentação da Orquestra Encantos, formada por alunos da cidade – Secretaria de Promoção Social de Itaperuna.

13:15h – encerramento.

 

Serviço:

I Fórum Sebrae na Mesa Regional do Noroeste do Rio de Janeiro

Data: 23/05  (terça-feira)

Horário: 08h às 13h45

Local: Teatro do Sesi de Itaperuna (Av. Dep. José de Cerqueira Garcia, 895)

Informações e inscrições: (22) 3824-2020.

Kellen Leal