Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

O município de Varre-Sai foi representado, nos dias 17 e 18 de novembro, no Campeonato Brasileiro de Judô, das Ligas de Judô (CBLJ), que aconteceu em Três Corações (MG). O evento recebeu ligas representando diversos estados e municípios de todo o Brasil. E sete judocas do município saíram medalhistas do campeonato.

Foram quatro medalhas de ouro para os judocas: Murilo Martelini Mendes, Carlos Eduardo de Freitas, Davi Luiz Vargas da Silva e Aline Crevelaro Gabril.  E três de bronze para os judocas: Thainan Oliveira da Silva, Daniela Bartolazzi e Ricardo Mendes.

Os atletas foram classificados para o Campeonato Brasileiro através de ótimos resultados em campeonatos ao longo do ano.

Todos os medalhistas fazem parte de Projetos geridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação em conjunto com o CRAS, que além do esporte oferece outros cursos e oficinas à população como parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Um dos medalhistas do Campeonato foi Carlos Eduardo de Freitas, de 20 anos, morador no bairro Santo Antônio. Ele que pratica judô há 3 anos recebeu a medalha de ouro e contou que o interesse no esporte veio aos 13 anos, quando viu um grupo passar com roupas de luta.

“É muito importante para mim esse resultado. A gente que é atleta e pensa em viver do esporte se emociona com os resultados porque é muito difícil a vida de atleta. Temos de correr atrás de patrocínios e treinar até mesmo quando estamos no limite do cansaço porque precisamos melhorar a técnica, melhorar tudo”, contou o atleta que também já foi campeão brasileiro de karatê e ainda luta boxe.

Carlos Eduardo que tem como ídolo no Judô o medalhista olímpico Flávio Canto, contou que treina no mínimo duas horas por dia e incentiva as crianças e pessoas que estão começando no esporte a não desistir.

“Falo para todos que estão começando para não desanimarem porque um dia também conseguirão se destacar no esporte. É importante que as crianças tenham contato com as artes marciais para evitarem contato com coisas erradas. O Judô faz bem para o físico e para a mente, nos traz disciplina.”, concluiu o atleta.

A professora de Judô, Alessandra de Fátima Azevedo Vargas, afirmou ser muito gratificante ver o desenvolvimento e o crescimento dos atletas do judô de Varre-Sai durante o último ano, levando os judocas ao Campeonato Brasileiro em Minas Gerais.

“Quero parabenizar nossos atletas que com muita determinação e coragem e disciplina, cada gota de suor e cansaço físico superado no tatame fizeram com que chegássemos ao topo. Que essas vitórias sejam apenas o começo de uma longa trajetória. Gostaria de agradecer o apoio total, incentivo, carinho e atenção que nos foi dado pela secretária Isabela Fabri que é um ser humano ímpar e que com muita competência e amor está à frente da Secretaria de Assistência”, disse a professora de Judô.

Já a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Varre-Sai, Isabela Louvain Fabri Moraes, lembrou que a Secretaria é garantidora de direitos e uma das funções é incentivar as crianças e toda a comunidade a participar das atividades ofertadas para proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

“É uma grande felicidade termos tantos inscritos nos projetos e poder participar do caminho que levou esse grupo a ser premiado em um Campeonato Brasileiro. A persistência dos atletas, treinos diários, incentivo por parte da Secretaria e os ensinamentos da Sensei Alessandra Vargas fizeram com que essas vitórias fossem alcançadas. Temos que agradecer a todos que confiam no nosso trabalho, parabenizar aos vencedores e vencedoras e que sirva de incentivo para que estão participando dos projetos e de convite para os que ainda não estão”, lembrou a secretária Isabela.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, esteve com os judocas e parabenizou pelo resultado.

“Quero parabenizar a todos pela conquista e por representarem tão bem nosso município na competição. Parabenizo à secretária Isabela, pelo empenho frente à Secretaria de Assistência Social e também à professora Alessandra pela dedicação ao esporte e às nossas crianças e jovens, ajudando a deixá-los longe da marginalidade”, afirmou o prefeito.

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Fotos:Ramos Filho