Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

A água mineral L’Aqua, de origem Gnaisse Raposo, está pronta para ganhar o mundo. De olho no mercado internacional, a empresa obteve a certificação ISO 22000 – um certificado específico de gestão em segurança dos alimentos. A certificação foi obtida com apoio do Sebrae Rio, via Sebraetec, que subsidiou a consultoria para preparação no processo de adequação da empresa.

A L’aqua foi fundada há 15 anos, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Marcelo Pacheco, sócio diretor, afirma que a empresa sempre esteve em dia com as certificações oficiais junto aos órgãos reguladores, como a Vigilância Sanitária, o DNPM, IBAMA, INEA e o DRM; e que buscou a ISO 22000 como um diferencial para garantir a segurança de seus produtos.

“Ao longo dos anos, sempre tivemos no Sebrae Rio um grande parceiro, que nos ajudou a aprimorar nossa gestão e crescer. Nossa água é de alta qualidade e esta certificação atesta a credibilidade do nosso produto. É importante porque nos coloca no mesmo nível de empresas maiores e nos permite entrar no mercado de exportação. Mas é ainda mais importante para o nosso consumidor, porque conseguimos fazer gestão de risco, proporcionando maior qualidade e segurança aos nossos clientes”, afirma Pacheco.

O coordenador regional do Sebrae Rio no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, destaca que esta certificação é essencial para a exportação do produto, mas também garante o crescimento da marca no mercado interno.

“Até mesmo para conquistar os clientes no mercado interno é preciso apresentar os selos que atestam o cumprimento de normas nos produtos, pois grandes varejistas, principalmente as de capital internacional, já exigem os certificados dos seus fornecedores. Nossas empresas precisam se atualizar e o Sebrae está de portas abertas para ajudar os pequenos negócios da nossa região”, explica Rocha.

O primeiro passo de uma empresa para obter uma certificação é se preparar internamente e contratar uma consultoria específica para ajudá-la a implantar todas as medidas necessárias. No caso da ISO 22000, a adoção de boas práticas de fabricação, que envolvem ferramentas de qualidade e requisitos mínimos sobre como manipular os alimentos de maneira segura. Estas ações abrangem desde a forma de produção, a relação com fornecedores à validação de controles de qualidade.

O Sebraetec é um programa nacional do Sistema Sebrae que atende negócios de todo o Brasil e facilita o acesso à inovação para micro e pequenas empresas, tanto em novos projetos quanto em processos, subsidiando em até 70% os serviços necessários. Mais informações no escritório regional do Sebrae em Itaperuna (Av. Cardoso Moreira, 948 – Centro) ou pelo telefone (22) 3824-2020.

Kellen Leal