Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

Após quadro anos sem sede própria, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Caio Buarque de Nazareth, em Itaperuna, foi reinaugurada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, na noite desta terça-feira (27), no Shopping Rio Center, no Centro. O novo espaço funcionará de segunda à sexta-feira de 9h às 21h.

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades, professores, diretores, poetas, escritores, alunos da rede pública e privada, membros da Academia Itaperunense de Letras (ACIL) e o povo em geral participaram da solenidade. O prefeito Dr. Marcus Vinícius abriu o evento dizendo a importância que a leitura tem no crescimento da vida de cada cidadão. “Eu sou devorador de livros, aprendi com meu pai que era educador e é muito importante que a nossa geração também utilize desse recurso”, disse.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Camila Andrade, falou dessa preocupação do prefeito com a questão dos alunos do município não terem a biblioteca para estudo e lazer, e que esse era um de seus projetos de governo, entre tantos outros que ainda serão realidade. “É de suma importância aliarmos à cultura, a busca do conhecimento e o lazer. A biblioteca oferecerá tudo isso aos nossos estudantes”, disse.

O secretário de Educação Professor França Bombeiro apresentou um vídeo mostrando o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Educação, e disse que “mesmo diante de todas as dificuldades que estamos enfrentando, não poderíamos deixar nossa cidade sem esse espaço de leitura que era um grande sonho”.

Além da reinauguração da biblioteca, aconteceu ainda a abertura da nova sede da Academia Itaperunense de Letras (ACIL), que funcionará ao lado da Biblioteca, com a presença de parte dos seus membros, como a fundadora da ACIL, Flora Carpi, a presidente, Luciana Pessanha, e o professor, cantor, escritor e músico, Valber Meireles, que doou várias edições da sua última obra e também deu uma palinha.

A Orquestra Retocando também se apresentou e deu o tom a mais para a noite inesquecível.

Na ocasião também aconteceu o lançamento do livro Lágrimas da vida, do escritor Wilian Spinola Teixeira. “Estou aqui realizando um sonho de mais de cinquenta anos”, disse.

Para finalizar o evento foi servido um delicioso coffee break preparado pela equipe do projeto Padaria Escola.