Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST NO está participando nesta semana da SIPAT-Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Empresa do ramo Frigorífico em Itaperuna.

Nesta terça-feira (23) a palestra foi ministrada pela fisioterapeuta e coordenadora do CEREST-NO, Fernanda Junqueira sobre a prevenção da Lesão por esforço repetitivo e das Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho-DORT’S.

A palestrante Fernanda Junqueira falou que “as lesões por esforço repetitivo são patologias onde os movimentos são repetidos em alta frequência e em posição ergonomicamente incorreta, resultando no surgimento de patologias do sistema”.

Essas lesões causadas pela posição incorreta de trabalho acabam afetando principalmente a região de membro superior, abrangendo a área da cervical, cintura escapular, tendões, músculos, articulações do braço e punho, coluna, além dos nervos periféricos. Porém, a DORT é ligada diretamente a LER, sendo este o fator gerador, necessitando que o ambiente de trabalho seja vistoriado e examinado em uma análise ergonômica, para comprovar a existência do fator de risco.

Na ocasião, foi realizada aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de material educativo.