Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

Foi realizado, neste sábado (27), curso de Aplicações Práticas do Teste Cardiopulmonar no auditório da UNIG localizado no km 02 da Rodovia BR-356, em Itaperuna.  Professores de educação física e médicos interessados na área de medicina esportiva participaram do curso ministrado pelo professor Dr. Danilo Marcelo Leite do Prado. Pela manhã, o primeiro módulo foi aplicação prática do teste cardiopulmonar, ligado ao emagrecimento. À tarde, aplicação de teste cardiopulmonar para melhora de performance esportiva, tanto corrida quanto bicicleta.

O palestrante possui especialização em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2005). Mestrado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Atualmente atua como pesquisador do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor (HCFMUSP). Tem experiência na área de Fisiologia Cardiorrespiratória aplicada a Atividade Motora, com ênfase em Avaliação Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: população pediátrica, obesidade infantil, doenças cardiorrespiratórias e reumatológicas.

O curso iniciou às 8h e foi até o início da noite. Com a palavra, Dr. Danilo fez comparativo entre praticantes de esportes e pessoas sedentárias. “Conforme vocês podem notar, o individuo “A” apresenta valores mais elevados em relação aos seus congêneres. Simples, é pela eficiência do sistema cardiorrespiratório do metabolismo de transportar e utilizar oxigênio,” comparou Dr. Danilo.

Professor Godoi também esteve presente no curso e aprovou a iniciativa. “O curso enriqueceu muito nossos conhecimentos! Ao qual e em resumo sabendo dos limites de cada atleta com base científica poderemos montar uma planilha de treino com qualidade e na certeza de resultado positivo. Parabenizo ao Dr. Danilo por nos trazer este aprendizado e ao Dr. Pablo pela organização e oportunidade de adquirir tamanho conhecimento,” avaliou Godoi.