Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

A Prefeitura de Itaperuna através da Secretaria de Saúde apresenta o balanço do Outubro Rosa, das ações realizadas de 1º a 31 de outubro em prol da prevenção e combate ao câncer de colo de útero e de mama, movimento mundial que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer nas mulheres e a importância do diagnóstico precoce.

Em cada ação, pacientes, usuários da rede e familiares que integraram à Campanha “Outubro Rosa” levaram a mensagem de que o cuidado com a saúde vai desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, até o conhecimento do próprio corpo.

Foram intensificadas as coletas de preventivos no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e em todas as Unidades Básicas de Saúde, totalizado 1347 coletas de preventivos e 1.982 Requisições de mamografias.

O Sucesso da Campanha se deu por conta do apoio da Prefeitura de Itaperuna, Secretaria de Saúde, Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher – PAISM, Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família-ESF, Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna-ASAPI, Central de Regulação (Casa Laranja), Maternidade do Hospital São José do Avai, Núcleo de Informação, Comunicação e Educação Permanente e Continuada em Saúde-NICES, Programa Saúde do Trabalhador-PST, Sociedade Civil, Sociedade Organizada, Empresas Públicas e Privadas, dentre outras.

O Secretário de Saúde Olliver Barros em suas palavras disse que “Terminamos o Outubro Rosa, mês que ficou marcado pela conscientização do câncer de mama e colo de útero no Município de Itaperuna”. Quero agradecer imensamente a toda equipe de saúde que não mediu esforços para que alcançássemos nossos objetivos durante nossa campanha. Obrigado, vocês são incansáveis e foram fundamentais nessa conquista! Mas o que nos deixa ainda mais feliz é que a população atendeu nosso chamado e procurou nossas unidades de saúde, para que juntos pudéssemos fazer a prevenção do Outubro Rosa. Obrigado prefeito Marcus Vinicius, pelo seu apoio, pelo seu compromisso e pelo seu respeito com a saúde de nosso Município.

As mulheres que não puderam realizar os exames preventivos ou agendar sua mamografia durante o Outubro Rosa, o trabalho continua por demanda no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e nas Unidades Básicas de Saúde.