Seminário debate as potencialidades econômicas do Noroeste com foco no Turismo

40
Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do
DIÁRIODONOROESTE: (22) 99811-5345

As vocações econômicas da região Noroeste Fluminense serão debatidas, no próximo dia 12, em Santo Antônio de Pádua, durante o Seminário Perspectiva nas Potencialidades Regionais, que irá reunir gestores públicos, pesquisadores,empresários e a sociedade civil. O evento acontecerá a partir das 8h, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), e é promovido pela Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste e o Sebrae Rio, com apoio da Prefeitura de Pádua e do IFF. As inscrições são gratuitas. Informações com o Sebrae, pelos telefones (22) 3824-2020 ou 3851-0886.

A proposta do Seminário é despertar o empreendedorismo no seguimento do Turismo e valorizar a economia local. O Sebrae elaborou o estudo de potencialidade turística em alguns municípios da região – Miracema, Varre-Sai, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana – e comprovou a diversidade de opções nos roteiros disponíveis. Turismo religioso, de aventura, rural, são algumas das possibilidades identificadas. Por isso, o coordenador regional do Sebrae rio no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, reforça que é muito importante inserir o Turismo na pauta das políticas públicas dos municípios. 

“O Sebrae visa promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios para promover o crescimento econômico nos municípios. Temos vários os projetos e linhas de atuação, e aqui no Noroeste, procuramos fortalecer as vocações locais. A agricultura familiar, a cafeicultura, os segmentos de rochas ornamentais, o polo de confecções, o artesanato, agastronomia e o turismo estão em nossa agenda. E todos os segmentos são contemplados quando falamos sobre turismo, porque ele movimenta toda a cadeia produtiva da região”, afirma Rocha.

Agastronomia, por exemplo, é extremamente rica na região, e através do Programa Sebrae na Mesa, três polos gastronômicos foram formados, o que contribuiu para o fortalecimento dos empresários e a realização de grandes eventos, como os festivais gastronômicos, que atraíram público e movimentaram as cidades de origem. O Núcleo Gastronômico de Itaperuna, lançado em 2015; o Núcleo Sabore’Art Natividade, que iniciou suas atividades em 2016; e o Núcleo Bom Jesus na Mesa, lançado em 2017, são os polos em atividade.

A programação do evento é focada nas características da região.  O empreendedorismo será tema da palestra proferida por Fernando Pinheiro, diretor administrativo da Copapa (Companhia Paduana de Papéis). Ele vai falar sobre a importância da formalização, gestão de negócios, oportunidade de crescimento e empregabilidade direta e indireta. O turismo será abordado por Julio Ledo,consultor do Sebrae Rio, que vai mostrar as perspectivas para a região com o objetivo de despertar a visão dos empreendedores locais para este mercado ainda pouco explorado. E, por fim, a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste realizará um talk show, mediado pelo Sebrae Rio, com empresários locais que contarão suas experiências de sucesso. Entre os participantes, estarão representantes dos Polos Gastronômicos de Itaperuna, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana. A ideia é debater as vocações regionais como forma de introdução ao turismo.