A criação da Equipe Sentinela como estratégia de ação efetiva no combate ao COVID – 19 em Porciúncula foi de suma importância, visto que o município possui grande parte de residentes em áreas rurais de difícil acesso. Um dos objetivos, além de orientações gerais sobre prevenção e encaminhamento aos serviços de saúde, é o diagnóstico precoce através de testagem rápida dos usuários. Com isso a informação epidemiológica e resposta ao tratamento precoce se tornam mais efetivos.

De segunda a sexta-feira a equipe realiza visitas às pessoas com casos suspeitos informados pelas UBSs e pelo Centro de Triagem para procedimentos indicados, como, acompanhamento e coleta de dados e coleta de exames. O grande diferencial na testagem rápida é o resultado no momento da visita, de grande importância principalmente para pessoas que possuem comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes.

A Equipe Sentinela é formada por um motorista, um enfermeiro, duas técnicas em enfermagem e uma técnica em análises clínicas, que, além de monitorar os pacientes, realizam o link com as equipes de saúde da família dos três distritos para acompanhar os pacientes durante o processo da doença e também no período pós covid.

O trabalho reforça também a importância de provocar nas pessoas a necessidade de se cuidar e se prevenir. A equipe da Secretaria de Saúde de Porciúncula, como em todos os municípios, vive um momento de preocupação em relação ao avanço desta doença, portanto, alerta para a importância da conscientização de todos.

Na foto, a Equipe Sentinela se encontra na Comunidade da Pedra Elefantina para realização de testes rápidos em residentes que se encontravam com suspeita do coronavírus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here