Com o aumento da demanda por conexões de qualidade nos últimos anos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem registrando números significativos sobre o uso de internet em todo o país. Para se ter ideia, somente no estado do Rio de Janeiro, os acessos totais à banda larga já ultrapassam os 3,4 milhões. No intervalo de um ano, se consideradas apenas as conexões via fibra óptica, os resultados são ainda mais consideráveis: de 1.035.718, passaram para cerca de 1.397.884  — um aumento de 35%, portanto.

Os resultados acabam de ser compartilhados pela plataforma de telecomunicações Melhor Plano, que realizou recentemente uma análise dos dados estaduais de abril de 2019, 2020 e 2021. Entre os pontos principais do estudo, estão o crescimento do número de acessos, uma análise sobre suas diversas modalidades e as empresas com a maior e menor satisfação entre os consumidores. 

Aumento nos acessos varia por modalidade

Mesmo com o crescimento dos acessos totais à banda larga de 2020 para 2021, a pandemia parece ter impactado de formas distintas determinados tipos de conexão. No caso da fibra óptica, houve um aumento expressivo, já que a modalidade representava somente 29,9% do total de conexões em abril de 2020, mas, em abril de 2021, chegou a 40,3%. Em contrapartida, outros serviços perderam ou mantiveram seus números: os acessos via cabo coaxial continuam representando 31% do total, enquanto o cabo metálico caiu de 35% para 25%. 

Acessos à banda larga por modalidade em 2021.

Unifique é destaque em satisfação

A operadora de maior destaque no Rio ao longo do último ano é a Unifique, que apresentou a nota mais alta para o consumidor no serviço de banda larga fixa, como mostra a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel. As nacionais Algar e Brisanet vieram logo em seguida, com empate de notas em termos de satisfação popular. Em contrapartida, nomes como Hughes e Oi obtiveram, além da redução considerável de boas avaliações em relação ao ano anterior, as piores notas do ranking de prestadores de serviço.

Deixe uma resposta