Funcionários dos Correios de Itaperuna trabalharam normalmente e não aderiam à greve da categoria nesta quarta-feira (11). A paralisação iniciou na noite desta terça-feira (10), em todo o país. Nossa equipe de reportagem não foi informada se o movimento vai atingir o município nesta quinta-feira (12).   

Em outras agências, o movimento é por tempo indeterminado e todos os serviços dos Correios serão afetados. Os trabalhadores e a estatal estavam desde julho negociando, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), novo acordo coletivo para a categoria. A empresa, no entanto, não aceitou os termos indicados.

Os trabalhadores dos Correios protestam contra a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa, de 0,8% – menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC).

Entre pontos que a categoria reivindica, estão a exclusão do vale cultura, a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde. A exclusão dos pais de planos de saúde também é um ponto sensível na negociação.

Nenhum movimento grevista na região Noroeste Fluminense havia sido confirmado até o fechamento desta reportagem. No entanto, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Correios de Itaperuna, Edmar da Silva Freitas, o “Edmar Carteiro”, a agência de Itaperuna pode aderir ao movimento nas próximas horas.

Foto: Jorge Luiz

Deixe uma resposta