A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, anunciou na noite desta quinta-feira (19) que vai impedir que veículos com placas de outros municípios acessem a cidade a partir desta sexta-feira (20) para conter o avanço do coronavírus.

Transportes coletivos também serão parados. Durante a abordagem serão exigidos documentos que comprovem moradia, prestação de serviço ou vínculo empregatício dentro de Arraial. Equipes da Secretaria de Segurança e da Polícia Militar farão o bloqueio em pontos estratégicos, segundo adiantou o município.

“Quem não comprovar qualquer uma dessas situações será obrigado a retornar”, diz o comunicado.

A Prefeitura explica que medidas mais rígidas se fazem necessárias diante do descumprimento do decreto que já proibia o acesso às praias e a entrada de ônibus de turismo na cidade desde última segunda (16). Na sexta (13), um decreto já havia sido publicado proibindo aglomerações em locais fechados. A ação vale por tempo indeterminado. Somente moradores, trabalhadores e prestadores de serviço do município poderão entrar em Arraial do Cabo.

“Infelizmente estamos sendo obrigados a agir com mais rigor porque até agora, apesar de todos os nossos esforços, muita gente está deixando a prevenção de lado, além de colocar a saúde da nossa população em risco, haja visto o crescimento no índice de infectados pelo coronavírus em outras cidades”, afirmou o Prefeito Renatinho Vianna.

Ao G1, a assessoria de imprensa informou que a medida, a princípio, não será incluída ao texto do decreto.

“A Prefeitura de Arraial do Cabo segue adotando as medidas necessárias e as recomendações do Ministério da Saúde e OMS para evitar a aglomeração de pessoas como forma de prevenção ao Coronavírus”, disse o município em nota.

Por conta da suspensão das aulas, a procura pela cidade aumentou, segundo a Prefeitura. Um carro dos bombeiros equipado com alto-falante precisou circular pelas praias de Arraial do Cabo e de Cabo Frio para conscientizar os banhistas.

Casos suspeitos na cidade
Arraial do Cabo ainda não registrou casos confirmados de coronavírus e aguarda os laudos oficiais referentes aos dois casos suspeitos monitorados desde a semana passada. Um deles é de uma moradora de 72 anos que voltou de Portugal. Os exames foram encaminhados para análise na Capital.

G1

Deixe uma resposta