A Câmara Municipal de Guarapari (CMG) divulgou em balanço dos 120 dias de gestão a marca alcançada de mais de R$1 milhão de economia em recursos públicos e o índice recorde de 93% de transparência, segundo a auditoria interna da Casa no primeiro trimestre de 2021.

Eleito para o segundo mandato parlamentar consecutivo e para o segundo biênio na presidência da Câmara, o vereador Wendel Lima (PTB) acredita que os números refletem um trabalho feito com planejamento e organização, com foco em resultados.

Ele afirma que a transparência no poder público é um instrumento que assegura à população o exercício da cidadania, acesso às informações e, principalmente, o direito de acompanhar e fiscalizar a administração pública.  “Na Câmara de Guarapari, transparência é mais do que um dever. É prioridade.  Nós administramos com planejamento, austeridade, economia, participação popular, espírito democrático e, sobretudo, com transparência”, contou Wendel.

Evolução da transparência

Em 2015, o índice de transparência do Legislativo de Guarapari era de 55%. Em 2017, sob o primeiro mandato de Wendel Lima como presidente da casa, o número subiu para 88% e a Câmara de Guarapari foi apontada pelo Tribunal de Contas como a 2ª mais transparente entre os 78 municípios capixabas, atrás apenas da capital, Vitória. De volta à presidência em 2021, Wendel Lima alcançou a pontuação inédita de 93% de transparência.

Para isso, o presidente modernizou os canais de comunicação e atendimento à imprensa; facilitou o acesso da população a dados sobre salários, contratações, licitações, compras, produção legislativa, gestão e contas em geral.

Wendel acredita também que, administrar com transparência dignifica as instituições, expõe e afasta os maus gestores, aproximando a sociedade do poder público. 

Fonte: Folha Online ES

Deixe uma resposta