O bem-estar dos animais foi tema de reunião no Gabinete, da qual participaram o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Maurício Zanon, a chefe do setor de Recursos Hídricos, Daniele Ferreira, o veterinário da secretaria municipal de Saúde, Hugo Scudino, o coordenador do Projeto Ellos, Rodrigo Ubiratan, além de Victor Reis, Walquiria Rodrigues e Kiara Sueth, membros da Associação de Proteção aos Animais e à Natureza (APAN). Eles trataram da emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante.

O projeto Ellos – CastraPetRJ, proveniente de emenda federal, vai levar política pública de bem-estar dos animais, com atendimento clínico e castrações de animais domésticos (cães e gatos) gratuitos para a população, com prioridade de animais em situação de rua, supervisionados pela APAN ou sob a tutela da população assistida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

O projeto contará com a contratação de profissionais de cada município atendido, com veterinários, atendentes, auxiliares de serviços gerais e estagiários. A emenda é destinada à compra de trailers equipados que atenderão aos municípios de Itaperuna, Porciúncula, Cardoso Moreira, Italva e Bom Jesus do Itabapoana. Serão 1.600 procedimentos no total, incluindo castrações e atendimentos clínicos em dois momentos.

Além do trabalho de castração dos animais, haverá o acompanhamento desses animais pré e pós-operatório com hemograma, palestras em escolas sobre maus-tratos animais e outras ações. A previsão é que o projeto comece em Bom Jesus do Itabapoana em novembro de 2021.

Deixe uma resposta