A 44ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 16% no número de óbitos provocados pela doença e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise compara as semanas epidemiológicas 31 (de 01 de agosto a 07 de agosto) e 29 (18 de julho a 24 de julho) de 2021. Esta é a sexta semana consecutiva que o estado apresenta bandeira amarela, entretanto, embora os indicadores epidemiológicos ainda estejam caindo, essa redução vem diminuindo em relação a semanas anteriores e, em algumas regiões, indicam tendência de alta.

No Noroeste Fluminense, apenas Varre-Sai aparece como risco moderado no Mapa de Risco por cidade do Painel Covid, da SES. Todas as demais cidades, como Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema e Santo Antônio de Pádua, estão em bandeira vermelha, ou seja, com alto risco para Covid. Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande. As regiões Metropolitana l, Noroeste e Serrana estão em bandeira vermelha; e a Médio Paraíba, na faixa laranja.

De acordo com a Nota Técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, as regiões Metropolitana I e Noroeste apresentam taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90%, apontando para uma situação crítica no atendimento aos casos graves, em especial a Noroeste, que já atingiu 97,5% de sua capacidade dos leitos de UTI. No Noroeste Fluminense, Itaocara, Pádua, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula já confirmaram casos da variante Delta.

*Com informações de SF Notícias

Deixe uma resposta