A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), por meio do programa FortaleSER e rede de proteção infanto-juvenil, irá realizar uma programação especial em alusão ao Maio Laranja, mês de combate a violência sexual de crianças e adolescentes. As atividades vão seguir até 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

Na próxima quarta-feira (18), a partir das 10h, acontecerá o VIII Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”. Palestras e mesas redondas que fazem parte do evento serão realizadas na Câmara Municipal de Campos, na Avenida Alberto Torres, 334, Centro. Para os interessados as inscrições começam hoje (quarta-feira, 11) e estão sendo disponibilizadas 200 vagas, por meio do link (AQUI), até o dia 15 de maio.

O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, destaca a importância da campanha na luta contra a violência sexual de crianças e adolescentes e a preocupação em mais um passo na proteção das crianças e adolescentes.

“Nosso objetivo primordial é promover e consolidar políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. É assim que cuidamos das nossas crianças e adolescentes no governo Wladimir Garotinho. Estamos buscando realizar ações em pontos estratégicos para levar essas informações para todo público”, frisou.

A coordenadora do programa FortaleSER, Valéria Peçanha, relatou a importância de todos participarem. “Dezoito de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa data chama a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Em Campos este trabalho se estende em caminhadas, panfletagens, palestras, seminário, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar os casos e a não permissividade deste tipo de crime. O programa FortaleSer tem um papel fundamental na vida das vítimas, com o acompanhamento psicoterapêutico, social e psicopedagógico, crianças e adolescentes superam ou minimizam os traumas decorrentes da violência sofrida”, informou.

Confira a programação completa da campanha:

16/05

• Caminhada

Local: Praça Batalhão Tiradentes (Rua 7 de Setembro cruzamento da Rua Carlos de Lacerda)

Horário: Concentração 8h

• Panfletagem e fixação de cartazes no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Local: Na área central

Horário: 9h às 13h

• Panfletagem e fixação de cartazes no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com equipe da Rede de Proteção Infanto-Juvenil

Local: Mercado Municipal, Rodoviária e Pelinca

Horário: 14h às 16h

17/05

• Panfletagen e fixação de cartazes alusivos ao combate à violência sexual.

Local: Goitacazes (Nas proximidades do Cras, Creches, Escolas e Conselho V).

Horário: 9h às 11h

• Panfletagem e fixação de cartazes alusivos ao combate à violência sexual.

Local: Poço Gordo e São Sebastião

Horário: 14h às 16h

• Abordagem de sensibilização em parceria com a Polícia Rodoviária Federal

Local: Posto da PRF em Ururaí

Horário: 14h às 16h

18/05

• VIII Seminário “Campos no Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”

Local: Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Avenida Alberto Torres, 334, Centro

Horário: 9h – Credenciamento

10h15 – Abertura e composição da mesa

10h30 – Palestra: “Centro de Atendimento de Crianças e Adolescentes (CAAC), vítimas de violência sexual, implantado em Campos dos Goytacazes em 2021”, com a palestrante: Doutora Anik Rebello Assed Machado (Promotora da Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Comarca de Campos dos Goytacazes).

11h20 – Palestra: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Interpretações plurais e modos de enfrentamento”, com a palestrante: Dra Patrícia Constantino – Psicóloga – Doutora em Saúde Pública e Pesquisadora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz

12h30 – Roda de conversa com mediação: Lucienne Beatriz Oliveira Soares – Pedagoga da FMIJ

13h – Encerramento

Deixe uma resposta