Já estão em Bom Jesus do Itabapoana 450 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19, informa a Secretaria Municipal de Saúde. O município segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, que determina que, na primeira fase, os grupos prioritários a serem vacinados sejam idosos institucionalizados, deficientes físicos institucionalizados e profissionais da Saúde que trabalhem na linha de frente de enfrentamento da Covid-19. Seguindo a orientação técnica, as doses que chegaram hoje (25/01) serão destinadas a profissionais da Saúde que atuam no combate à Covid-19.

No sábado (23/01), chegaram ao Brasil 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia, importadas pelo Ministério da Saúde. O Governo Federal distribuiu ao Governo do Estado do Rio de Janeiro 185 mil doses. Destas, 450 foram entregues nesta segunda-feira a Bom Jesus do Itabapoana pela Secretaria de Estado de Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 teve início na última terça-feira (19/01) em Bom Jesus do Itabapoana, quando a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o primeiro lote de 600 doses do total de 1.240 doses disponíveis de CoronaVac para o município. No mesmo dia, idosos do Abrigo de Idosos José Lima foram imunizados e, no dia seguinte, começaram a ser vacinados os profissionais do Centro de Atendimento da Covid da Secretaria de Saúde, além de profissionais do Hospital São Vicente de Paulo que atuam nas áreas específicas destinadas ao atendimento dos pacientes suspeitos ou portadores do Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, por enquanto, devido ao limitado número de doses recebidas pelo Município do Ministério da Saúde, não há vacinação contra a Covid-19 em postos de saúde para a população em geral. Os grupos prioritários – idosos institucionalizados, deficientes físicos institucionalizados e profissionais da Saúde da linha de frente de combate à Covid-19 – estão sendo vacinados internamente. Agentes comunitários, devidamente uniformizados com jaleco amarelo com a inscrição “Agente Comunitário de Saúde”, realizam cadastro de idosos acima de 75 anos nas residências de Bom Jesus do Itabapoana, em preparação para uma futura fase de vacinação contra o coronavírus que inclua estas pessoas.

Deixe uma resposta