A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), iniciou a semana realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, no distrito de Comendador Venâncio.

A equipe da CVAS segue atuando também nos bairros do município, realizando serviços de telamento de caixas d´água, trabalho de orientação e conscientização, além de outras ações pertinentes ao setor.

De acordo com Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, a semana começou com bastante trabalho. “Além da atuação dos nossos agentes em Comendador Venâncio, combatendo o mosquito Aedes aegypti, deslocamos uma viatura, o nosso carro fumacê, que atuou na tarde desta segunda-feira, nas proximidades do valão do Loteamento Boa Fortuna. É importante que a população saiba que todos os nossos esforços estão sendo empregados nessa luta, mas é sempre bom lembrar, que o cidadão também precisa fazer a sua parte”, reforça Adriano.

A orientação é que as pessoas mantenham os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE (CVAS)

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). O e-mail do setor (cvasitaperuna@gmail.com) é outra forma de contato.

O cidadão ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), que ele passará a informação ao coordenador da CVAS.

Deixe uma resposta