A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) seguem realizando uma série de ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus; além de campanhas educativas e tratamento com nebulizadores.

Na última semana, uma das equipes de agentes de endemias, que atuam no Bairro Niterói, realizaram ação de conscientização e prevenção contra o mosquito.

Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, a ação foi implementada, devido o índice de depósitos inservíveis, encontrados pela equipe que supervisionam os quarteirões do bairro.

“Essas ações consistem em visitas a todos os imóveis, com distribuições de folders, mensagens educativas e orientação para os moradores de como em 10 minutos, é possível inspecionar suas casas em busca de depósitos que possam servir de criadouros para as fêmeas do mosquito e assim eliminá-los”, explica o coordenador.

Adriano ainda mencionou que para obter êxito neste trabalho, a colaboração da população é fundamental para evitar a proliferação das larvas. www.wygrane zakłady sportowe

“As equipes de agentes de endemias estão em todos os bairros para atender os moradores. Por isso, pedimos a colaboração de toda a população para evitarmos uma nova epidemia em nossa cidade. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita”, finaliza o coordenador. jakie są gry hazardowe

TRATAMENTO COM NEBULIZADORES

Além do apoio das equipes inspecionando as moradias, outro aliado nesta guerra contra o Aedes aegypti, são os tratamentos com máquinas de nebulização.  Desde o início deste ano, já foram realizadas mais de 150 operações de nebulização, seja com máquinas manuais costais ou mesmo acopladas em veículos, sempre voltados para o controle e eliminação dos mosquitos em áreas externas. kasyno online z bonusem na start A nebulização elimina o mosquito transmissor da dengue, assim como o culex, na fase adulta. Dados atualizados, mostram que houve decréscimo de notificações de arboviroses nos dois últimos meses, um resultado positivo para a população de Itaperuna.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Deixe uma resposta