São muitos os fatores que podem explicar o rápido crescimento das mortes de motociclistas, mas todos os estudos recentes apontam que as causas principais são procedimentos de risco dos próprios condutores, como andar no chamado corredor das vias, e também o consumo de álcool. Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, a depender das circunstâncias do acidente, sobre uma motocicleta essas chances são 20 vezes maiores. Esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete, item obrigatório pela ­legislação.

O Brasil é o segundo país no mundo no ranking de acidentes de moto com vítimas fatais — são sete mortes para cada 100 mil habitantes. Do total de pessoas envolvidas em acidentes de moto, 42% delas estavam sob influência de bebidas alcoólicas. 

Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, acidentes com motos resultaram na morte de 5 pessoas. Sendo 2 em Aperibé, 1 em Campos dos Goytacazes e 2 em Itaperuna.

Na última quinta-feira (16), uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou um homem morto e um ferido, na RJ-196, na Baixada Campista. De acordo com a PM, as motos seguiam sentido contrário quando ocorreu a batida. Um homem, identificado como Joilson Carlos da Silva de 53 anos, morreu na hora. O condutor da outra motocicleta, não identificado, de 31 anos, foi socorrido para o Hospital Ferreira Machado.

Em Itaperuna, no último sábado (18) um menor de idade, que não é habilitado, perdeu o controle de direção da moto em uma curva na Estrada Mourão Filho, que liga os bairros Vinhosa e Aeroporto, vindo cair às margens da rodovia. O acidente resultou na morte da adolescente Maria Clara Brum, de 17 anos, que estava na garupa.

Em Aperibé, também no sábado (18), duas pessoas morreram e outra ficou ferida após grave acidente de trânsito, na altura do quilômetro 204 da RJ 116, no trecho que liga os municípios de Aperibé e Itaperuna. De acordo com informações, o Volkswagen modelo Gol conduzido por Elcio de Souza, de 60 anos e a moto Honda Biz, pilotada por Emiliano Cruz da Silva, de 20 e que levava na garupa Rayellen Gomes da Silva Lessa, de 18, se chocaram próximo do Posto Jacaré.

No inicio da madrugada desta segunda-feira (20), o moto taxista Leandro Valério da Silva, de 40 anos, faleceu após acidente de trânsito, na rua Coronel José Bastos, no bairro Aeroporto, em Itaperuna. O motociclista colidiu na traseira de um veículo Volkswagen modelo Polo Sedan, que estava parado no semáforo. Leandro chegou a ser socorrido com vida, mas faleceu cerca de duas horas após der dado entrada no hospital. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML).  

90% DOS ACIDENTES ENVOLVEM MOTOCICLISTAS

Cada vez mais, os serviços de resgate nas ruas, os atendimentos de emergência dos hospitais e mesmo as unidades de terapia intensiva vêm sendo dominados pelas vítimas de acidentes de motocicletas. O ano de 2020 registrou, novamente, um crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil no ano passado são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas.

Além disso, 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos, sendo que a metade delas, tanto de óbitos quanto de lesões permanentes, têm entre 25 e 44 anos. Em resumo, os que mais têm probabilidades de morrer em um acidente de trânsito no Brasil são os homens jovens, condutores de motocicletas.

O crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas é confirmado pelo estudo da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT em 2020. Conforme o boletim estatístico da entidade, mais de 180 mil pessoas serão indenizadas por acidentes com motocicletas ocorridos no ano passado (79% do total). Na média por 100 mil habitantes, das 14 mortes registradas por ano, sete são causadas por esse veículo.

Da Redação de O Diário do Noroeste

Deixe uma resposta