No próximo dia 6 de novembro, o Detran.RJ vai realizar o segundo mutirão especial, em 2021, para fornecer carteira de identidade aos estudantes que vão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares ou exames como os do Colégio Militar e Pedro II.

O mutirão exclusivo para os estudantes será realizado em todos os postos de identificação civil do Detran no Estado do Rio. No primeiro atendimento especial para este público, em 25 de setembro, quase 800 candidatos fizeram seus documentos.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento. Para ser atendido, o aluno precisará apresentar o comprovante de inscrição dos exames, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para os solteiros) ou de casamento.

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, recomenda aos estudantes que vão fazer os exames de fim de ano que não percam esta oportunidade de obter os documentos com antecedência, não deixando para tirar a identidade na última hora.

“O Detran.RJ está fazendo o segundo mutirão exclusivo para os estudantes, para que eles possam se planejar e não sejam prejudicados por falta de documentos na hora de fazer seus exames e se inscrever nas vagas para universidades, cursos ou colégios”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O atendimento do dia 6/11 será feito das 8h às 14h – exceto nos postos dentro de shoppings, em que o horário vai das 10h às 16h. Os serviços oferecidos serão a primeira e a segunda vias da identidade. Lembrando que a emissão da primeira via é gratuita. Para a segunda, é cobrada uma taxa de R$ 41,79. Neste caso, o estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.

Para obter isenção, os que recebem até um salário-mínimo, os desempregados e os reconhecidamente pobres podem apresentar: declaração de hipossuficiência; declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XIII; ou decisão de autoridade judicial.

A carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser substituída quando o usuário completa 18 anos de idade. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a emissão da segunda via é isenta de taxa. Os interessados podem consultar a lista de postos de identificação civil no site do Detran.RJ (detran.rj.gov.br). Para isso, é preciso clicar em “Identificação Civil”, depois entrar em “Consultas” e, por fim, em “Lista de Postos”.

Deixe uma resposta