O recesso escolar na rede municipal de ensino teve início segunda-feira (12) e prosseguirá até o dia 23 de julho. No entanto, as equipes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) continuam cumprindo o planejamento previsto para este mês de julho e prosseguem distribuindo os kits de alimentação aos alunos da rede municipal de ensino. Cerca de 5 mil kits com gêneros alimentícios foram entregues em 21 unidades escolares até esta sexta-feira (16).

“Cerca de 42% dos nossos estudantes vivem na extrema pobreza. Por isso, era primordial que pudéssemos atendê-los com os gêneros alimentícios, pois educação não se constrói apenas com conteúdos pedagógicos.  Gostaríamos de ter distribuído logo no início do ano. Mas, foi necessário fazermos, antes, o processo licitatório para garantirmos a aquisição dos kits que, no ano passado, foram entregues apenas por três meses”, disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres.

O subsecretário de Educação, Frederico Rangel, disse que dezenas de escolas foram contempladas nesta semana, como, por exemplo, Creche Professora Diva Maria Goulart, Creche Subtenente Cláudio H. Laurindo de Carvalho, Creche São Matheus, Ciep Pedro Álvares Cabral, Escola Gonçalo Francisco Nunes, Creche Emídio Teixeira, Escola Municipal Manoel Simões, Creche Souza Mota, Creche Professora Joelma Figueiredo de Souza, entre outras.

“Somente nesta sexta-feira (16), entregamos mais 1.414 kits na Escola José do Patrocínio e na Creche Professora Rita de Cassia Chardelli. É triste saber que essas famílias ficaram sem receber os kits na maior parte do ano passado e que nos dois ou três meses que receberam, os kits não eram de qualidade”, comentou Frederico.

Jociane da Conceição Porto, da Terra Prometida, foi ao CIEP Pedro Álvares Cabral essa semana buscar cinco kits, para os três filhos e dois sobrinhos. Ela agradeceu a Prefeitura. “No ano passado, a gente só pegou duas vezes e ninguém falou mais nada. Fez muita falta. Confesso que estou mais aliviada, pois não tenho trabalho fixo, faço bicos com reciclagem”, afirmou.

Segundo Feres, o pregão eliminou erros cometidos no ano de 2020 pela gestão passada, ao distribuir kits de alimentação que não obedeciam às recomendações mínimas do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no que diz respeito ao valor nutricional. A composição de cada kit foi realizada pela equipe de Nutrição da Seduct, considerando a faixa etária do estudante de cada segmento escolar (creche, ensino infantil, ensino fundamental I e II e educação de jovens e adultos); número de refeições por dia que o estudante faria na escola; e número de dias em que os alunos deveriam ser atendidos com o fornecimento do Kit (20 dias letivos).

Com informações do Portal OZK.

Deixe uma resposta