Circula pelas redes sociais uma mensagem sobre a criação de um auxílio gás pelo Ministério da Cidadania em meio à pandemia de coronavírus.

O texto diz que famílias de baixa renda podem se cadastrar para receber o benefício de R$ 90 mensais para a compra do gás doméstico e oferece um link para o cadastro. É #FAKE.

Segundo a assessoria do Ministério da Cidadania, a informação é falsa. Não houve criação de auxílio destinado à compra de gás, de acordo com a pasta. O link da mensagem falsa leva para uma página que não tem relação com os sites oficiais do governo. Ele usa imagens de programas antigos do governo federal para se fazer passar por um site governamental.

O mesmo servidor desse site tem outros 11 domínios não oficiais, alguns que simulam pertencer a redes varejistas brasileiras e outros de mineração de bitcoins (criptomoedas).

Outras mensagens sobre o auxílio gás circularam pelas redes, com valores diferentes para o benefício e um link que leva para outro site.

Neste caso, o site também não é vinculado ao governo federal nem ao governo municipal. A Prefeitura de Natividade alerta que é falsa uma mensagem que circula no WhatsApp sobre inscrições para um programa chamado “Vale-Gás 2021”, que prevê recebimento de valores em dinheiro, mediante cadastramento de famílias.

A mensagem pede para as pessoas clicarem em um link e preencherem um cadastro a fim de serem contempladas pelo programa. No entanto, a prefeitura adverte que quem fizer isso pode ter seus dados pessoais roubados.

O Executivo municipal reforça ainda que benefícios eventuais a famílias em vulnerabilidade social está condicionada à comprovação por parte da equipe técnica e de anúncios oficiais, como no próprio portal da Prefeitura de Natividade , e em mídias de comunicação que sejam fontes confiáveis.

Deixe uma resposta