A “corrida da vacinação” continua entre Rio de Janeiro e São Paulo. Neste domingo (11), o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, voltou a provocar o governador João Doria, após o anúncio de que o estado vai começar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19, a partir do próximo mês.

Paes escreveu em suas redes sociais que o governador paulista acredita estar inovando com o anúncio, mas lembrou que a vacinação para esse grupo foi divulgada no Rio de Janeiro no último dia 18. Apesar disso, o prefeito carioca não disse se haverá adiantamento no calendário para que os jovens sejam contemplados com as doses contra o novo coronavírus antes do previsto.

“E o sujeito lá da terra da garoa achando que está inovando. Eu hen! Adolescentes vacinados já é notícia velha aqui. Anúncio feito em 18/06. Qto a data… Bom… É só me aguardar”, publicou o prefeito.

No calendário divulgado em 18 de junho, a vacinação desse público alvo começaria no dia 1º de setembro com as meninas de 17 anos, terminando com a repescagem de adolescentes com 12 anos ou mais, em 15 do mesmo mês. Nesse calendário, seria contemplado um gênero da mesma idade por dia, com uma primeira repescagem prevista para quando a imunização chegasse em pessoas de 15 anos.

Nesta semana, a vacinação contra a doença no Rio começa na segunda-feira para mulheres de 39 anos e termina no sábado para homens de 37. A repescagem só está disponível para pessoas com deficiência, que podem procurar os postos durante toda a semana.

De acordo com dados do painel de vacinação da prefeitura do Rio, atualizados até este domingo, o município já alcançou a marca de 3.334.802 pessoas vacinadas, com a primeira dose, o que representa 51,4% da população total da cidade. Já no caso da segunda dose, 1.148.289 já completaram o ciclo de imunização, representando 19% dos habitantes da Capital.

Deixe uma resposta