Educação de Varre-Sai busca parceria com IFF

0
39

Uma parceria entre a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Bom Jesus do Itabapoana, vai oferecer gratuitamente o Curso de Processamento de Frutas e Hortaliças.

O diretor-geral do IFF, campus Bom Jesus do Itabapoana, Carlos Freitas, o coordenador do Curso Técnico em Alimentos do IFF, Alcídes de Oliveira, a secretária municipal de Educação e Cultura, Fátima Pimentel, se reuniram  no Rancho Varre-Sai para tratar as últimas definições do curso.

            A capacitação será voltada para as merendeiras e serventes do município que estiverem interessados. Trata-se de um curso de formação continuada de 270 horas e envolve práticas de produtos artesanais e industriais.

“O curso é voltado para que no dia a dia os profissionais aprimorem a prática deles e empreendam com o que foi aprendido. A expectativa é de que as turmas sejam grandes, estamos exigindo o mínimo de escolaridade que é do 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, explicou o coordenador do Curso Técnico em Alimentos do IFF, Alcídes de Oliveira.

O diretor-geral do IFF, campus Bom Jesus do Itabapoana, Carlos Freitas, explicou que os cursos são construídos com a comunidade, que apesar da carga horária definida, a mesma pode ser adaptada de acordo com a demanda da comunidade.

“O IFF tem a premissa de oferecer cursos de qualificação e formação continuada para a comunidade. No caso de Varre-Sai, cabe ao IFF o conhecimento acadêmico e à Prefeitura, a estrutura física para as aulas e transporte”, destacou o diretor.

A secretária municipal de Educação  e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou que além da capacitação, o curso servirá ainda para alcançar uma renda extra.

“Essa parceria com o IFF irá beneficiar nossos serventes não só na profissão que exercem dentro da escola, mas ainda como alternativa de complemento de renda. Isso vai servir também como pontuação para um futuro Plano de Cargos da categoria”, lembrou a secretária.

Silaine Terra