A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está intensificando a campanha de imunização contra a Covid-19, para combater a pandemia e contribuir para que a microrregião Central Sul alcance a classificação de “risco muito baixo” pelo governo estadual. A matriz de risco com a nova classificação será divulgada em 9 de novembro. Com informações de Aqui Notícias.

Nesta semana, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), onde ocorre vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, haverá pontos para se vacinar, de terça (19) a sexta-feira (22), no Shopping Cachoeiro, das 14h às 19h, e no Perim Center, das 16h às 20h.

No risco muito baixo, as medidas aplicadas às demais classificações de risco (extremo, alto, moderado, baixo) serão extintas. Com isso, não haverá mais necessidade de aplicação das medidas restritivas em sua quase totalidade. Entretanto, o uso de máscaras continuará sendo recomendado e a presença, em alguns ambientes e eventos, acontecerá mediante comprovação de vacinação.

Para alcançar o risco muito baixo, é preciso que a população da microrregião tenha: 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, uma dose recebida; 90% dos idosos com dose de reforço recebida; disponibilização de um local de testagem livre para Covid-19 em todos os municípios.

Em Cachoeiro, já foram aplicadas mais de 260 mil doses, alcançando 70% do público de 12 a 17 anos com, pelo menos, uma dose; 65% dos idosos com dose de reforço; 63% dos adultos imunizados com as duas doses ou vacina de dose única; além de estabelecimento do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) como local de testagem livre.

Entre as ações realizadas pela Semus para acelerar a imunização está a realização de mutirões – como o do Dia D de Multivacinação, no último sábado (16), quando 1.027 doses contra a Covid-19 foram aplicadas – e vacinação em locais diversos, como escolas, faculdades e mesmo no mutirão do IPTU. Ainda assim, cerca de 12 mil cachoeirenses estão com a segunda dose atrasada.

“Ter a vacinação completa é essencial para garantir a imunização. Nós temos visto casos de pessoas que não estão conseguindo viajar para determinados lugares que exigem comprovante de vacina. Essa exigência se tornará cada vez mais frequente, por isso, é fundamental que a população não perca tempo e se vacine o quanto antes”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Se alcançarmos o risco muito baixo, conseguiremos ter uma rotina muito próxima do que era antes da pandemia. Para isso, precisamos da contribuição de toda a população nesta luta”, completa o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à pandemia no município.

Quem pode tomar vacina contra Covid-19?

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias; profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose ou vacina de dose única há seis meses ou mais.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Deixe uma resposta