Em Itaperuna, RJ, as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde vem fortalecendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, em inúmeros pontos da cidade, incluindo a intensificação dos serviços em distritos.

Recentemente os agentes de endemias estiveram presentes nos distritos de Raposo, Boa Ventura, Comendador Venâncio e outros, quando realizaram visita domiciliar, vistoria em caixas d’água, trabalhos de conscientização, informação, educação e saúde; além de combate a possíveis criadouros do mosquito.

É importante que todos façam a sua parte, mantendo seus quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

“Nós fazemos o nosso trabalho diariamente, mas é de fundamental importância que todos possam fazer a sua parte no combate ao mosquito. A população precisa cuidar do próprio quintal e dá um fim correto ao próprio lixo. Cotidianamente se cada morador tirar uns minutinhos para cuidar do quintal, temos grandes chances de eliminar os possíveis depósitos de água. Para vencermos o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, precisamos do apoio de todos os munícipes. Juntos somos mais fortes e poderemos vencer essa batalha”, diz Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde.

INFORMAÇÕES E SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Deixe uma resposta