Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa realizada no mês de maio deste ano, o estado do Rio de Janeiro imunizou 2,4 milhões de bovinos e bubalinos, registrando o índice de 92,30% animais vacinados contra a doença, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

– Mais uma etapa vencida! Estamos avançando rumo à retirada da vacinação contra a Febre Aftosa no estado do RJ, este é o nosso objetivo. Quero agradecer o empenho e colaboração dos produtores rurais, secretarias municipais de agricultura, sindicatos rurais, empresas vinculadas e servidores da Defesa Agropecuária. Essa parceria é valiosa – destaca o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

De acordo com o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, o índice vacinal alcançado no estado do RJ é de extrema importância para manter o status de área livre com vacinação e é um dos fatores exigidos para avançar para a área livre de Febre Aftosa sem vacinação.

– O resultado nesta última etapa foi melhor do que o obtido na 1ª etapa do ano passado, demonstrando a integração e o comprometimento de todos os envolvidos – acrescenta Moraes.

Este resultado confirma todo o cuidado e atenção dos produtores e servidores em relação à sanidade do rebanho, boas práticas e bem-estar animal. Vale lembrar que a participação durante as etapas de imunização é de grande relevância e a aplicação da vacina e a comprovação junto à defesa agropecuária são obrigatórias. O pecuarista que ainda não conseguiu comprovar a vacinação deverá enviar a declaração, mesmo após o encerramento da etapa, mas estará passível de penalização.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Defesa Agropecuária da sua região por meio deste link: https://bit.ly/2FUeQqT.

Participação dos municípios fluminenses

Ao longo da primeira etapa da campanha de vacinação vários municípios fluminenses superaram a marca de 95% do rebanho vacinado, além da cobertura vacinal ter atingido grande parte das propriedades existentes no estado.

Deixe uma resposta