Um dos pontos debatidos foi a importância das hidrelétricas para a geração de energia a partir do gás natural

Uma reunião no Rio entre representantes de fundos de investimentos, do setor empresarial do Norte Fluminense e do governo estadual traçou caminhos para a expansão dos investimentos no Norte Fluminense, com a abordagem de temas e ações necessárias para ampliar a competitividade de projetos de geração de energia a partir do gás natural no estado se reuniu com representantes do fundo Mubadala Capital, Prumo e GNA.

— As termelétricas são fundamentais para atrair e monetizar o gás produzido no pré-sal, para ser tratado no Rio e atender às demandas da indústria local e de todo o estado do Rio. O projeto é tratado como prioritário para o governo do Rio. Vamos fazer o que estiver ao alcance do estado para corrigir qualquer aspecto que diminua a competitividade do estado — avalia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares. A reunião é continuidade de encontro realizado no final do ano passado com o governador em exercício Cláudio Castro.

Na reunião também foram mencionadas a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu e a construção da ferrovia EF 118, importante para consolidar as operações de agronegócios em todo o estado, apresentando uma alternativa para a movimentação de fertilizante e para o escoamento de grãos de Minas Gerais e do Centro-Oeste.

— Com a ferrovia, o Rio pode se consolidar como uma nova rota para o agronegócio brasileiro — avalia.

Além disso, foram informados investimentos em pesquisa e desenvolvimento na ordem de R$ 300 milhões em projetos de energia renovável e eficiência energética.

— Isso colocará o Rio de Janeiro na rota da energia renovável e da transição energética, que é da maior importância para a atração de novos investimentos para o estado — concluiu Leonardo.

— O Norte Fluminense vem se preparando e tem plenas condições para ajudar o estado do Rio de Janeiro a retomar o crescimento econômico, reter e atrair novos investimentos de longo prazo — concluiu Eduardo Kantz, representante da Prumo.

FONTE:CAMPOS 24 HORAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here