A Fundação anunciou que prevê encerrar o mês de maio com cerca de 21 milhões de doses de vacinas contra a covid entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

O quantitativo considera a liberação de mais 6,5 milhões de doses, sendo 5,9 milhões entregues nesta sexta-feira (28) e 600 mil, excepcionalmente, na próxima segunda-feira (31). Cerca de 453 mil doses do total liberado ainda nesta sexta serão destinadas ao Estado do Rio de Janeiro.

Com as novas remessas do imunizante, a Fiocruz atingirá o maior número de doses entregues em um mês e totalizará 47,6 milhões de doses disponibilizadas ao MS, contando também com 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

Além dos 6,5 milhões de doses que serão completados com a entrega na segunda-feira (31/5), a instituição possui outros 6,5 milhões de doses em diferentes estágios de controle de qualidade. Também segue com o processamento final de mais cerca de 12 milhões de doses, referentes ao carregamento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) recebido no dia 22 de maio.

Com isso, diz a fundação, já estão garantidos mais aproximadamente 18,5 milhões de doses, que sustentarão entregas semanais até 3 de julho 7.

Chances de aumento de entregas

A Fundação disse ainda que aguarda a confirmação da possibilidade de acelerar o recebimento de novas remessas de IFA e, com isso, informar sobre a disponibilidade das próximas entregas. Com a capacidade de produção que a instituição já atingiu, caso a próxima remessa chegue ainda no início de junho, será possível aumentar as entregas do mês.

Com informações de g1.

Deixe uma resposta