O decreto municipal 2109, com vigência a partir desta segunda-feira, 03, flexibiliza o funcionamento de bancos e comércio no município, fechados por 15 dias na tentativa de conter a pandemia do novo coronavírus.

Após duas semanas seguindo as regras de distanciamento social, o número de casos da Covid 19 caiu na cidade, diminuindo consideravelmente a curva de infectados. A reabertura gradual das atividades econômicas, no entanto, levou um grande número de pessoas às ruas da cidade, principalmente às agências bancárias e loterias.

No entanto, o mesmo decreto que flexibiliza o funcionamento das atividades, dispõe também sobre as regras para funcionamento. Todos os estabelecimentos que possibilitam aglomeração devem promover o controle no distanciamento e no acesso dos usuários. Também deverão tomar medidas de sanitização, disponibilizar álcool 70° para higienização e manter distância de um metro entre os clientes.

O decreto também deixa clara a obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo boca e nariz de todos os que circularem em locais públicos.

A flexibilização das atividades econômicas no município é uma tentativa do poder executivo de manter a economia municipal em funcionamento, desde que não haja aglomerações e que a saúde da população não corra maiores riscos.

“As medidas anteriores deram resultado positivo em Porciúncula. Continuamos com o controle na entrada da cidade, com a fiscalização nas ruas e com algumas restrições, mas ainda não vencemos a doença, por isso pedimos que os porciunculenses só saiam de casa por extrema necessidade. O mais importante, neste momento em que estamos vivendo, é a conscientização de cada um”, esclarece o prefeito Leo Coutinho.

O decreto municipal tem vigência por 15 dias a partir de hoje. As medidas previstas têm caráter temporário, podendo ser reavaliadas a qualquer momento, com possibilidade de implementação de novas medidas de flexibilização ou recuo, dependendo do número de casos de Covid-19 no município.

Deixe uma resposta