O governador em exercício, Cláudio Castro, e o Secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, participaram nesta terça-feira (10/11) da primeira reunião com renomados economistas convidados a compor um Conselho de Especialistas para tratar do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) : Raul Velloso, Fernando Rezende, Mauro Osório e Luiz Roberto Cunha. O time vai trabalhar com o tripé previdência, reestruturação tributária e desenvolvimento do estado, que ajudará os técnicos do governo na construção de um novo Plano de Recuperação Fiscal para o Rio de Janeiro.

  • Nosso foco é colocar as finanças do Rio em ordem e preparar o estado para o futuro, mas não algo distante, um futuro próximo. Queremos regular todas as despesas e pensar em como crescer – ressaltou o governador em exercício, Cláudio Castro.
    O Secretário de Fazenda, Guilherme Mercês, apresentou um diagnóstico das contas públicas do estado e ressaltou o esforço feito pelo Rio para a cumprimento das regras de permanência no RRF. Segundo ele, há pontos específicos que precisam ser tratados no novo plano para colocar as finanças do Rio em dia.
  • Nós temos muitas questões a serem abordadas pelo conselho. Não há dúvidas de que a previdência precisa ser revista, não só por nós, no Estado do Rio de Janeiro, mas por todo o país. Vamos focar também na receita, levando em conta a discussão do Pacto Federativo e da reforma tributária. Além disso, é fundamental a elaboração de um plano de desenvolvimento para o estado – pontuou Mercês.
    O conselho já definiu ações em sua primeira reunião: Raul Velloso vai apresentar propostas relativas à questão da previdência, Fernando Rezende vai tratar de medidas relacionadas ao Pacto Federativo e à necessidade de reestruturação tributária e Mauro Osório e Luiz Roberto Cunha vão atuar na elaboração do plano de desenvolvimento do estado.
  • Estou há 50 anos esperando este discurso de recuperação do Rio de Janeiro, mas de forma estruturada, com estratégia e planejamento – disse Rezende.
    Velloso recordou que conhece a situação previdenciária do Rio de Janeiro e que pode contribuir com o novo projeto.
  • Este é um problema que se agrava em todo Brasil. Resolver a previdência é a forma de fazer com que o Estado tenha condições de investir – argumenta.
    Mauro Osório destacou a importância de geração de novas receitas e do debate sobre o estado.
  • Aqui no Rio se discute muito o Brasil e o mundo, mas temos que debater, de forma ordenada, a questão regional – defende ele, que terá a companhia de Luiz Roberto para a elaboração de uma proposta de desenvolvimento.
  • Acredito que terei como contribuir com uma visão mais macro e dos diferentes cenários – afirmou o decano da PUC-Rio.

Deixe uma resposta