O governo estadual lançará um Calendário Único de Vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, em edição extraordinária no DO, incluindo as forças de segurança na fila prioritária, como a coluna antecipou.

De acordo com a minuta do decreto que o governador em exercício Cláudio Castro apresentou nesta manhã, em reunião no Palácio Guanabara, a primeira etapa compreende o período iniciado na data de hoje (30 de março) até o dia 17 de abril, com atualização da programação quinzenalmente, de acordo com as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

O calendário tem como primeiro público-alvo trabalhadores da área da saúde, de hoje até 10 de abril, somando 648.955 doses para profissionais dos setores público e privado. No mesmo período, serão contemplados idosos a partir de 65 anos.

75 MIL AGENTES DE SEGURANÇA
Em seguida, na terceira semana de abril, entre os dias 12 e 17, idosos de 60 a 64 anos serão imunizados, de acordo com o cronograma. O mesmo período (de 12 a 17 de abril) englobará os 75.033 agentes que integram as forças de segurança e salvamento do Estado do Rio de Janeiro. 

PMs, bombeiros militares, policiais civis, policiais penais, agentes do Degase, além dos policiais federais e rodoviários federais receberão as doses nos batalhões da Polícia Militar, segundo informou Castro.

EDUCAÇÃO
300 mil educadores. O decreto estabelece que a imunização desses profissionais começará a partir da segunda quinzena de abril.

MUNICÍPIOS QUE JÁ COMEÇARAM
Os municípios que já alcançaram as metas do Ministério da Saúde na vacinação desses grupos prioritários (saúde e idosos) do calendário de vacinação da Saúde estadual poderão dar prosseguimento na imunização dos demais grupos elencados pela pasta da União.

Fonte: O Dia

Deixe uma resposta