O inverno chegou com força em todo país. Nos próximos dias, deve fazer muito frio e há chances de neve até mesmo no Sudeste, algo bastante incomum. As informações são do Instituto Climatempo.

Segundo as projeções, até então, o modelo americano GFS e o europeu ECMWF davam a possibilidade de neve e de chuva congelada apenas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28).

Agora, as simulações nos mostram o frio ganhando força, muita força! Os dois modelos citados anteriormente aumentam a chance das precipitações invernais para toda a serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

E não apenas a área de ocorrência que aumentou, mas também o período. Inicialmente era apenas na madrugada da quarta-feira, 28 de julho; agora, também tem a possibilidade de ocorrer na terça-feira (29).

Nesta quinta-feira (22) o modelo europeu mostra chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste. Claro que está possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio De Janeiro, pode ter a chuva congelante. Esse tipo de previsão costuma oscilar, pois precisa da exata combinação de umidade com ar muito frio.

Vale lembrar que apesar de ser o Estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude.

Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou 3 dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

Deixe uma resposta