O Brasil tem seu primeiro ouro nas Olimpíadas de Tóquio! O campeão mundial Italo Ferreira bateu o japonês Kanoa Igarashi e conquistou a primeira medalha de ouro na história do surfe olímpico. O feito aconteceu nesta terça (27), na praia de Tsurigasaki, a 64 km de Tóquio.

Italo precisou superar o algoz de Gabriel Medina na semifinal, o japonês Igarashi, na decisão. A vitória veio pleo placar de 15.14 a 5.56. 

A bateria começou complicada. Na primeira manobra que Italo tentou, a prancha dele quebrou. Depois de uma mudança rápida e de um aconselhamento da comissão, o potiguar buscou ótimas ondas, marcando 7.37 e 7.77 como suas principais notas.

A medalha de bronze no evento ficou com o australiano Owen Wilson, que bateu Medina na disputa pelo terceiro lugar após perder para Italo na semifinal.

É a quinta medalha do Brasil em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal ficaram com uma prata cada no skate street, Daniel Cargnin levou bronze no judô e o nadador Fernando Scheffer também conseguiu o bronze.

A saga no Japão dois anos atrás

Dois anos atrás, Italo já havia conseguido um grande resultado no Japão. E ele passou por uma saga imensa para vencer o título do ISA World Surfing Games. No entanto, Ítalo sofreu uma série de contratempos e teve grandes dificuldades para chegar ao Japão.

Primeiro, o atleta teve seus documentos furtados nos Estados Unidos. Ítalo teve que correr contra o tempo para fazer um novo passaporte a tempo do seu voo. Ele conseguiu, mas quando tudo parecia resolvido, um tufão fechou o espaço aéreo de Tóquio, fazendo com que o surfista tivesse que desembarcar em Nagasaki. Por conta da longa distância entre as cidades, o potiguar sequer teve tempo para esperar suas pranchas chegarem. Ele saiu diretamente do aeroporto para o local de competição.

Ítalo chegou à sua bateria faltando menos de oito minutos para o fim, pegou uma prancha do brasileiro Felipe Toledo e pulou no mar. O potiguar sequer teve tempo de tirar a bermuda jeans que estava usando. Ainda assim, de maneira inacreditável, Ítalo Ferreira conseguiu surfar duas ondas e vencer sua bateria com 13,46 pontos.

Classificado para a final, o potiguar fechou a incrível saga com chave de ouro. Com direito a uma nota dez, Ítalo Ferreira conquistou o ISA Games. Na decisão, o surfista bateu o americano Kolohe Andino e o brasileiro Gabriel Medina, que ficaram com a medalha de prata e bronze, respectivamente. Ao fim da incrível saga, Ítalo Ferreira fez um post no instagram celebrando a conquista, inesperada pelas circunstâncias.

Deixe uma resposta