O promotor de Justiça, Marcelo Lessa, passou por uma cirurgia na manhã deste sábado (7), no Hospital Geral Dr. Beda. Ele foi submetido a uma troca de válvula mitral do coração. O procedimento cardíaco foi considerado de risco por conta da gravidade do estado de saúde do paciente. Lessa foi internado na última quinta-feira (5) após sentir fortes dores e ter dificuldades de respirar. A equipe médica que cuida do promotor divulgou um boletim sobre suas condições físicas depois de passar pela operação (leia na íntegra abaixo).

Marcelo Lessa se sentiu mal durante uma aula que ministrava. Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda. O exame de tomografia revelou um quadro de 80 a 90% de comprometimento dos pulmões. Isto apontou que seu estado era considerado gravíssimo.

Na noite de quinta-feira (5), o Hospital divulgou um primeiro boletim com o estado de saúde do promotor. Na noite de sexta-feira (6), ele permanecia em estado grave e mantido em Unidade de Terapia Intensiva.

No início da tarde deste sábado (7), a equipe médica do Hospital Geral Dr. Beda divulgou um boletim com a avaliação do quadro clínico do promotor após submissão ao procedimento cirúrgico.

Boletim Médico:

“Paciente: MARCELO LESSA BASTOS, 51 anos;

Permanece grave e instável, ainda dependente de drogas vasopressoras e de ventilação mecânica.

Ontem (5) foi submetido a novo exame de ecocardiograma q revelou a presença de Insuficiência Mitral Aguda, condição cardiológica capaz de explicar todo o quadro clínico e a evolução destas últimas 48 horas. De pronto foi acionada a equipe da Cirurgia Cardíaca, a qual realizou o procedimento necessário (troca da válvula mitral), mesmo diante do grande risco devido à condição grave do paciente.

Às 8:30 horas da manhã de hoje (7) retornou à UTI, no pós-operatório imediato, ainda com grave déficit de oxigenação pelo comprometimento pulmonar secundário à doença cardiológica, sendo então decidido pela realizada instalação de aparato de suporte circulatório extracorpóreo denominado ECMO; obtendo a partir de então melhor oxigenação. Ainda necessita das drogas vasopressoras e da ventilação mecânica.

Readequado o esquema antibiótico conforme as condições atuais. Mantém sedação plena.

A despeito desta estabilização inicial ainda há grande risco de complicações, justificando reserva quanto ao prognóstico e aguardando as primeira 24 horas de pós-operatório para novo comunicado”.

Deixe uma resposta