Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, comemorado em 17 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana fez a doação de 20 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para alunos da Escola Municipal José Bonifácio, a pedido da Professora Ludimilla Quintão Almeida.

A desertificação é um processo relacionado à degradação da Terra, devido às atividades antrópicas, e/ou fatores naturais, como a variabilidade climática. A desertificação afeta cerca de dois terços dos países do mundo, e têm implicações nos setores econômico, social e ambiental, além de diminuir a qualidade de vida humana.

Esse é o momento de refletir sobre os prejuízos e, principalmente, de pensar em alternativas para minimizar os efeitos desse fenômeno, que vem avançando a cada ano na maioria das regiões do Brasil, inclusive na Região Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que foi identificada como área de risco à desertificação.

Algumas alternativas podem ajudar a minimizar e combater a desertificação, tais como a recuperação da mata ciliar, reflorestamento, quintais produtivos, Sistemas Agroflorestais (SAFs) , barragens subterrâneas/barraginhas, dentre outras.

Deixe uma resposta