O Núcleo de Atenção à Mulher (NUAM), que funciona no Centro de Especialidades Dona Alba é o novo local de atendimento especializado para mulheres vítimas de violência sexual. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro é localizado na sede da antiga fábrica Bariloche, na Rua Governador Roberto Silveira, 108, Centro. No espaço são oferecidos acolhimento e atendimento, seguido de acompanhamento multiprofissional para as demandas sociais, psicológicas e médicas ginecológicas. O objetivo é proporcionar a reestruturação emocional e reintegração social.

Além deste local, o Hospital Público de Macaé (HPM) já vem realizando o mesmo atendimento, mas durante 24 horas. De acordo com a Coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres e Coordenadora do CEAM, Jane Roriz, o acesso ao Dona Alba é mais uma porta de entrada. “Partimos do princípio que um atendimento acolhedor, receptivo e, acima de tudo, humano, pode ajudar a superar a violência vivenciada, e essa será nossa busca constante. A violência contra a mulher é crime”, ressalta.

No último dia 27 de maio foi realizado mais um encontro do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. com foco para o tema “Violência contra Mulher”. Durante a programação virtual foram debatidos temas relevantes que tratam das políticas públicas, a abordagem “Saúde da Mulher” e sugestões de medidas que garantam maior efetividade e prioridade no atendimento às vítimas. Na oportunidade foi celebrada parceria entre a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) da Secretaria Municipal de Saúde.

Para Jane Roriz, a complexidade que envolve o fenômeno da violência exige ações da família, sociedade, órgãos governamentais e não-governamentais. “Dessa forma, temos que atuar em rede, assim o CEAM e o PAISM estarão promovendo ações conjuntas que envolvem trocas de informação técnica sobre a violência e formando vínculos e conhecimento das ações de cada serviço desenvolvido no município para não só compreender, mas também atuar no enfrentamento da violência contra a mulher”, finaliza.

Deixe uma resposta