Nossa Senhora da Penha recebe visita de Secretários Municipais dispostos a alavancar a pesca no distrito

0
5

Nesta terça-feira (05) o distrito de Nossa Senhora da Penha recebeu a visita inédita de secretários municipais dispostos a colaborar com a comunidade. O distrito é um dos maiores produtores de Tilápia do estado e seus pescadores (as), trabalham com força, garra e talento em busca de melhorias que façam a atividade crescer e se profissionalizar ainda mais. É no distrito que emergem duas forças geradas através do esforço de seus moradores – a Colônia Z 20 e a Cooperativa dos Pescadores e Produtores da Agricultura Familiar, que juntos somam centenas de profissionais que geram renda para suas famílias e para a localidade.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Micheli Sales, encabeçou a caravana que teve ainda a presença do secretário de Turismo, Alexandre Boechat e Wagner Ramos, secretário de Governo, que foi representando o prefeito Rogerinho Boechat.

Diante das inúmeras demandas levantadas pelas lideranças locais, os secretários se comprometeram em buscar as soluções plausíveis para potencializar os trabalhos dos pescadores e artesãos da comunidade. Juntos assinaram um documento de intenções que já começou a ser trabalhado nos gabinetes da prefeitura.

Uma das intenções que encabeça a lista é a elaboração de um plano para alavancar a produção de peixe na região, ajudando a impulsionar a renda e a autoestima da comunidade. O beneficiamento por completo do peixe é uma das metas. Da venda da carne, passando pelo uso das escamas para produção de artesanato, ao correto tratamento da pele para uso na medicina e na matéria prima para produtos de moda, até a produção de ração com as tripas dos peixes, tudo foi colocado à mesa como potencial para alavancar o negócio. A ideia, segundo Micheli Sales, secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, é aproveitar todas as oportunidades que o peixe oferece como potencializador de recursos.

“Fiquei encantada como essa comunidade da Penha cresceu em torno dessa cultura forte da pesca e dos recursos que ela oferece. Temos que valorizá-los, pois esse esforço demonstra o quanto Itaperuna tem de gente disposta a produzir e gerar renda, mesmo sendo abandonados ao longo dos anos pelas administrações. A Penha é um exemplo de talento e superação e vamos sim ajudá-los no que for possível para que tudo isso cresça e apareça ainda mais. Além dos projetos para fazer crescer a pesca e tudo à volta, nossa secretaria ainda vai fortalecer os trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no distrito, a fim de dar mais ânimo para eles”. Afirma a secretária.

Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação