A produção de cafés de alta qualidade no Noroeste fluminense avançou neste fim de ano. Além de termos promovido um concurso de grãos de qualidade e um leilão de sacas, no Palácio Guanabara, no último sábado de novembro, intermediamos a formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cafés Especiais, que tem na área que vai de Itaocara a Varre-Sai o seu principal polo. Um APL beneficia produtores e consumidores, por reunir empresas de um segmento produtivo, situadas na mesma região, trabalhando em sinergia. Participa de políticas públicas estaduais e federais, criadas especialmente para os Arranjos Produtivos, como linhas de crédito diferenciadas.
O Estado do Rio produz 23 mil toneladas de café por ano, e a produção acompanha o aumento da demanda dos consumidores, que cresce em torno de 15% ao ano, segundo a Associação de Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj). O Noroeste fluminense é responsável por cerca de 80% da produção de cafés especiais e conta com cerca de dois mil produtores. Suas terras estão nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai.
A formalização do APL de Café Especiais, com apoio do governo Wilson Witzel, consolida o Noroeste como um centro produtor de bebidas de alta qualidade, condição que também agrega valor ao turismo oferecido aos visitantes. A região contribui ainda com a valorização histórica da produção de um grão que, no passado, fez do Rio de Janeiro uma das locomotivas da economia brasileira.
Em meados do século XIX, a produção no território fluminense foi responsável por cerca de 70% da oferta mundial do grão. Na maior cidade produtora de cafés especiais do estado, Varre-Sai, a época da colheita, que vai de julho a agosto, mobiliza cerca de 25% da população do município.
Com os resultados obtidos por meio das ações da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, a produção de cafés especiais no Noroeste está conferindo um sabor diferenciado à diversificação da economia fluminense.

Lucas Tristão – Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais

Deixe uma resposta