A estratégia de se alinhar e fazer parcerias com prefeitos aprovados pela população vem alavancando a candidatura de Claudio Castro. Pesquisa da Prefab Future em Campos, a cidade mais populosa do Norte Fluminense, põe o governador em primeiro lugar na intenção de votos estimulada. Realizada entre os dias 20 e 24 de julho, com 600 entrevistas, e margem de erro de 4%, a sondagem tem os seguintes resultados:

ESTIMULADA

  • Claudio Castro – 14%
  • Marcelo Freixo – 5%
  • Rodrigo Neves – 1%
  • Não sabe/Indeciso – 51,5%
  • Nenhum deles – 28%
  • Tarcisio Motta – 0,5
  • Waguinho – 0%
  • Paulo Ganime – 0%
  • Felipe Santa Cruz – 0%
  • Andre Monteiro – 0%
  • Washington Quaquá – 0%

A pesquisa mostra, também, que a eleição está absolutamente aberta. Entre os que estão indecisos e não sabem em quem votar são mais de 50% da população. E, entre os que rejeitam todos eles, 28%. O cenário, portanto, exibe a possibilidade de abrir a cartela para um candidato de centro mais conhecido do eleitorado. Nesse sentido, a pré-candidatura a governador do vereador Cesar Maia, recém-revelada em entrevista ao repórter Cassio Bruno na revista “Veja”, ou de um nome com esse perfil mais ao centro e mais conhecido do eleitorado, pode gerar um candidato competitivo.

No caso de Castro, a associação com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, já mostra resultados, uma manobra importante numa cidade com mais de 500 mil pessoas. A reabertura do Restaurante Popular no município, uma iniciativa do então governador Anthony Garotinho inaugurada na Central do Brasil em 2000, e outras ações em parceria com o governo do estado, mostram que os votos de Castro estão conectadas com a administração de Wladimir. O prefeito de Campos tem 79% de aprovação entre Muito Bom, Bom e Regular Positivo.

Tal impressão é reforçada pela avaliação da população de Campos em relação à administração Claudio Castro. Aqui os números:

Muito bom – 1%
Bom – 15%
Regular positivo – 13%
Regular negativo – 6%
Ruim – 5%
Muito ruim – 4%
Não sabe – 56%

A população não sabe ao certo avaliar a administração do governador, mas identifica sua presença na cidade em benfeitorias relacionadas ao governo municipal.

Na primeira pesquisa ao governo do estado realizada pela Prefab, em abril desse ano, a cartela de candidatos tinha os nomes de prefeitos reeleitos com mais de 70%, mais a presença do ex-governador Anthony Garotinho e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A inclusão foi uma decisão dos executivos da Prefab Future para entender as lideranças regionais. Sem o posicionamento oficial de suas candidaturas e com a associação recente dos prefeitos citados na pesquisa de abril com Claudio Castro, a Prefab tirou esses nomes da cartela da pesquisa de Campos. Garotinho, que deve se candidatar a deputado federal, e Eduardo Paes, que deve se manter prefeito, também foram retirados da cartela.

A próxima pesquisa da Prefab Future para o governo do estado, programada para setembro desse ano, deve incluir o nome de Cesar Maia.

Deixe uma resposta