As polícias Federal e Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) deflagram na manhã desta quinta-feira (24) a ‘Operação Fumus’ para prender criminosos que monopolizam a comercialização ilegal de cigarros no Rio de Janeiro. Entre os principais alvos estão os irmãos Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho, e Cláudio Nunes Coutinho, primos de Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho, presidente de honra da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, além de seis policiais militares.

Investigações apontam que entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020 o bando obteve um lucro de mais de R$ 9 milhões, rendendo cerca de R$ 1,5 milhão por mês. O grupo agia obrigando pequenos comerciantes a venderem cigarros de marca C-One, da Companhia Sulamericana de Tabacos, com sede em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ao todo, são cumpridos 40 mandados de prisão preventiva e 75 mandados de busca e apreensão, em bairros da cidade, da Baixada Fluminense e do interior do Rio, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital. Na última atualização, duas pessoas tinham sido presas.

A operação emprega mais de 300 policiais federais, além de promotores e agentes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

As investigações tiveram início em 2019 e, além da organização criminosa, apuram o cometimento de diversos outros crimes, entre eles: extorsão, roubo, corrupção, lavagem de dinheiro, duplicada simulada e delitos tributários. Os lucros oriundos da comercialização ilegal dos cigarros eram obtidos por meio de roubo e extorsão de comerciantes; e os demais crimes praticados para sustentar e manter a atividade delituosa da organização.

De acordo com a PF, o bando atua em áreas dominadas por traficantes ou por milícias.

SAIBA QUAIS SÃO OS PONTOS 

Na capital:

– Barra da Tijuca
– Ilha do Governador
– Madureira
– Maré
– Pavuna
– Penha
– Recreio

Outras cidades:

– Campos
– Duque de Caxias
– Macaé
– Magé
– Niterói
– Nova Friburgo
– Nova Iguaçu
– Paty De Alfares
– Rio Bonito
– São Gonçalo

Com informações O Dia.

Deixe uma resposta