Após passar por duas enchentes seguidas, o município de Espera Feliz investe em ações de limpeza e dragagem do Rio São João, visando minimizar os efeitos das cheias.

Segundo informações da Prefeitura de Espera Feliz, a intervenção no Rio São João vem sendo feita com responsabilidade, sendo acompanhada por órgãos do Meio Ambiente e engenheiro ambiental.

Enchentes

Em fevereiro de 2021, fortes chuvas atingiram as cidades de Carangola, Divino e Espera Feliz, na Zona da Mata. As enchentes causaram diversos estragos e deixaram moradores dos três municípios desalojados e desabrigados.

Em Carangola, o acesso até o Centro da cidade ficou comprometido e só foi possível por barco. Um helicóptero da Polícia Militar de Belo Horizonte realizou o resgate de moradores que estavam ilhados. Os alagamentos ocorreram após um acúmulo de chuva atingir duas áreas – a bacia do Rio Carangola, que corta as cidades de Orizânia, Carangola, Divino e os municípios fluminenses de Porciúncula e Natividade; e a região do Alto Caparaó, que abrange Espera Feliz e Manhuaçu.

Com isso, os rios Carangola e São João transbordaram. A estimativa dos órgãos municipais foi que os municípios da região registraram cerca de 100 milímetros de chuva acumulada. O coordenador da Defesa Civil de Carangola, Alessandro Tolentino, afirmou que foi a pior enchente registrada na cidade.

Em Espera Feliz, a prefeitura decretou estado de calamidade pública e calculou que na região do Alto Caparaó tenha chovido um acumulado de 140 milímetros. 113 pessoas ficaram desalojadas e/ou desabrigadas na cidade.

Deixe uma resposta