A Prefeitura de Porciúncula, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação conjunta com a Atenção Básica e o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, iniciou o Programa de Saúde Bucal Domiciliar para acamados e pessoas com dificuldade de locomoção. O projeto piloto foi realizado no bairro Cristo Rei e nos próximos meses chegará a todos os bairros da cidade e distritos.

É levado aos domicílios orientações sobre higiene oral, dieta alimentar, hábitos para uma vida saudável e possíveis diagnósticos do câncer de boca.

São priorizados casos em que a dinâmica familiar influencia fortemente no processo saúde-doença, a partir deste contexto identificam problemas de adesão ao tratamento e fortalecem o vínculo com os servidores da Secretaria de Saúde, para que possam promover as intervenções curativas aos usuários.

Nesse contexto das visitas domiciliares, o cirurgião-dentista assume um importante papel de facilitador para o bem-estar físico e social dos assistidos, que estão impossibilitados de ir até uma Unidade Básica de Saúde.

Deixe uma resposta