Com a preocupação de oferecer novos conhecimentos e capacitar a cada dia mais a Guarda Municipal de Varre-Sai, a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Gabinete, em parceria com o 21º GBM( Grupamento de Bombeiro Militar), deu prosseguimento ao ciclo de palestras para a Guarda Municipal. Desta vez foi na área de primeiros socorros, realizada pelo sargento Avelino e a capitã Tatiane Cruz, da Seção de Motocicletas Socorristas do 21º GBM Itaperuna,  autorizados pelo comandante, tenente-coronel Charbio Guijarro.

            O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, ao lado do secretário de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra, do comandante da Guarda Municipal, Roberto Nascimento e do capitão reformado Joel João Vicente, fez a abertura da capacitação, ressaltando a importância dos primeiros socorros.

            “É uma característica do ser humano atender quem sofre alguma coisa, mas o atendimento deve ser oportuno e eficaz porque pode causar um benefício ou malefício. Tenho certeza que serão bem instruídos e esse treinamento será de grande valia para vocês e para Varre-Sai”, frisou o prefeito.

           O comandante da Guarda Municipal, Roberto Nascimento, ressaltou a importância do curso para a Guarda Municipal.

“É uma coisa boa para os guardas municipais porque a gente chega primeiro ao local que necessita de primeiros socorros antes que as equipes especializadas. É um conhecimento básico, mas de grande valia no dia a dia do serviço”, disse Nascimento.

 O secretário de Gabinete, Vinicius Dutra, explicou que a palestra é parte de um clico de capacitações e treinamentos voltados para a Guarda Municipal com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho e um atendimento mais dinâmico para a população.

            “Assim como vocês estiveram aqui ouvindo e aprendendo com a Polícia Militar, hoje é a vez de adquirir novos conhecimentos com o Corpo de Bombeiros aqui representado pelo sargento Avelino e a capitã Tatiane Cruz. Que vocês possam desfrutar desse momento de aprendizagem e aplicar em suas  funções”, disse o secretário.

O treinamento aconteceu na tarde de quarta-feira (29/05), no Rancho Varre-Sai, onde os guardas municipais tiveram acesso aos conhecimentos básicos para que eles possam atuar em um primeiro momento de acidente ou necessidade, até que as equipes especializadas de socorro possam chegar ao local.

“A gente aborda desde contenções hemorrágicas, manutenção de pressão e suporte básico de vida, sem uso de material específico, usando o que os guardas disponibilizam no momento. E fazemos um serviço de conscientização por causa do nosso comandante que prima isso em nossa sociedade”, disse Sargento Avelino.

Ele lembrou ainda a importante dos primeiros socorros dando como exemplo uma parada cardíaca, lembrando que os quatro primeiros minutos de atendimentos são fundamentais.

“O fato dos guardas estarem ligados ao trânsito e à comunidade faz com eles possam dar o primeiro suporte no atendimento”, afirmou.

A capitã Tatiane Cruz também falou a importância do treinamento para os guardas municipais.

“Para mim esse treinamento é fundamental porque além de passar os nossos conhecimentos, a gente prima pela vida. Em nome do comandante a gente parabeniza a Prefeitura de Varre-Sai pela iniciativa e ao prefeito Silvestre e secretário de Gabinete, Vinicius, que se empenharam para que o treinamento acontecesse ”, destacou.

Deixe uma resposta