Profissionais da Saúde Mental abordam o comportamento suicida no município

0
9

Os profissionais do Programa Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Itaperuna, participaram, nesta segunda-feira (23), de uma ação em alusão ao Setembro Amarelo – Valorização à Vida, que abordou o comportamento suicida. O evento aconteceu no auditório do Hospital São José do Avaí. Os servidores são do Caps Infantil, Caps 2, Caps AD, Ambulatório Ampliado da Saúde Mental e Posto de Urgência Psiquiátrico – PU, sendo este, porta de entrada para o tratamento e acompanhamento feito pelos outros dispositivos. O evento também contou com a participação de servidores do Conselho Tutelar, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde na Escola – PSE e Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
A ação contou com as palestras da assistente social, Fatima Seufitelli, dos psicólogos Mariana Ramos, Sheila Lacerda (também sexóloga) e Jonathas Magalhães.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Roberta Barreto, de janeiro a julho deste ano, município registrou 38 suicídios, um a cada semana e essas ações são importantes para diminuir os casos de suicídio na cidade. “Precisamos compartilhar com todos de como é importante ouvir essas pessoas que precisam de ajuda e como lidar com elas para que possam ser encaminhadas para esses serviços”, disse.
Para fechar o mês da campanha Setembro Amarelo, o Programa realizará mais duas ações: na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, de 8h às 12, na Concha Acústica, com diversos serviços de saúde, como atendimento psicológico, acompanhamento nutricional, aferição arterial, glicemia, além de momentos de relaxamento com aula de Yoga, atividade rítmica e apresentação musical com Centro de Convivência do Idoso; e no sábado, também de 08h às 12h, na Feira Livre.