Um ratão-do-banhado foi atropelado e morto, na noite de quinta-feira (9), na Estrada da Boca da Areia, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

De acordo com a Guarda Ambiental da cidade, os agentes foram acionados por moradores que encontraram o animal, ainda vivo, no meio da estrada.

“No local, os agentes não souberam identificar a espécie, que morreu logo depois da chegada da equipe, sabendo apenas tratar-se de um roedor semelhante a uma capivara. Posteriormente, descobrimos que era um ratão-do-banhado, mamífero incomum no município”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Por ser raro na região, o mamífero foi levado para análise no Laboratório de Ciências Ambientais (LCA), que faz parte do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes.

O ratão-do-banhado geralmente é encontrado no Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul, além de outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O animal pode chegar a um metro de comprimento (contando com o rabo) e pesar até nove quilos.

*Com informações do G1

Deixe uma resposta