Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Uma comissão de especialistas em diversas áreas da ciência foi criada para prestar consultoria a ações do governo do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de coronavírus. Em decreto publicado hoje (6) no Diário Oficial do estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) instituíram o grupo, chamado Comissão RJ Ciência no Combate à covid-19.

Os pesquisadores – das áreas de medicina, epidemiologia, virologia, biotecnologia, inteligência artificial e economia – devem ajudar na busca de soluções para questões de curto e longo prazo.

A comissão será presidida pelo presidente da Faperj, Jerson Lima, que é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contará com representantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre os pesquisadores convidados está o virologista Amilcar Tanuri (UFRJ), o ex-presidente do Banco Central e economista Armínio Fraga Neto, a médica e bióloga molecular Patrícia Bozza (Fundação Oswaldo Cruz) e a pneumologista Margareth Dalcomo, também da Fiocruz.

Os pesquisadores vão se debruçar sobre questões como a adesão ao isolamento social, a subnotificação da covid-19 e a avaliação das possibilidades de retorno à normalidade no futuro.

Uma das primeiras ações será a elaboração de um formulário eletrônico para avaliar a subnotificação de casos no estado, informação importante para o planejamento das medidas de prevenção e dos recursos do sistema de saúde.  

Veja a lista completa de cientistas da comissão:
 

– Jerson Lima Silva – Presidente (Faperj, UFRJ, ANM, ABC)

– Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência, Tecnologia e inovação (SECTI),

– Maria Isabel de Castro de Souza (SECTI, Uerj)

 – Amilcar Tanuri (UFRJ, ABC)

– Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos)

– Daniel Tabak (ANM)

– Paulo Niemeyer (IECPN e ANM)

– Marcos Freire (Fiocruz-Biomanguinhos)

– Patricia Bozza (Fiocruz)

– Margareth Dalcomo (Fiocruz)

– Roberto Medronho (IESC-UFRJ)

– Marcelo Gattass (PUC, Tecgraf-Embrapii – inteligência artificial)

– Edson Watanabe (Coppe, UFRJ)

– Bruno Leonardo Barth Sobral (Faculdade de Ciências Econômicas, Uerj)

– Carlos Frederico Leão Rocha (Vice-Reitor UFRJ, Economia)

– Vitor Ferreira (UFF, ABC, Faperj)

– Eliete Bouskela (Uerj, ABC e DC Faperj)

– Mauricio Guedes (DT Faperj)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here