O governador Cláudio Castro (PL) sancionou, nesta quinta-feira (12), a Lei 9.678/22 que inclui a Semana de Conscientização da Narcolepsia e Hipersonia Idiopática no calendário oficial do estado. De autoria do deputado Bruno Dauaire (União), a lei determina que campanhas de informação sobre os distúrbios do sono sejam feitas entre 22 e 29 de setembro de cada ano.

O período será dedicado a ações de prevenção, conscientização, informação e combate a estas duas doenças, com divulgação nos meios de comunicação. Autor da lei e defensor de melhorias para portadores de doenças raras, Bruno Dauaire destaca a importância da lei para dar visibilidade à causa.

“Ter uma semana no calendário para difundir informações sobre a narcolepsia e hipersonia idiopática é imprescindível para acabar com o preconceito. Pela falta de informação, pessoas com esses distúrbios do sono até perdem o emprego. Precisamos ampliar a discussão, a proteção, o diagnóstico e o tratamento a esses pacientes”, afirmou o deputado.

De acordo com a ABMS (Associação Brasileira de Medicina do Sono), as doenças são caracterizadas por um quadro de sonolência diurna excessiva com uma tendência de cair no sono em horas inapropriadas. Na narcolepsia, pode ocorrer até ocorrer paralisia do sono, alucinações e, às vezes, perda parcial ou total do controle muscular.

No Brasil, são registrados cerca de 150 mil casos de narcolepsia por ano. O tratamento é feito com uso de estimulantes, antidepressivos e outros medicamentos, mas não tem cura.

Uma das pessoas diagnosticadas com a doença é a cantora Pocah, que chamou a atenção do público por dormir muito no Big Brother Brasil 21.

“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Procure um neurologista”, orientou a funkeira, ao postar sobre o diagnóstico, em agosto do ano passado.

Deixe uma resposta